Áreas de Atuação

Imprimir

Negociações Internacionais

Compete à CAMEX estabelecer as diretrizes para as negociações de acordos e convênios relativos ao comércio exterior, de natureza bilateral, regional ou multilateral.

Compete também à CAMEX propor as medidas que considerar pertinentes para proteger os interesses comerciais brasileiros nas relações comerciais com países que descumprirem acordos firmados bilateral, regional ou multilateralmente. A CAMEX é responsável, entre outros, pela decisão de iniciar procedimento contencioso contra outros países ou de autorizar retaliação comercial quando cabível.

Nesse contexto, a Secretaria Executiva da CAMEX acompanha, por meio de sua equipe técnica, as negociações dos acordos internacionais de comércio do Brasil, assim como o relacionamento do país com outros países e com órgãos internacionais. Dessa forma, a Secretaria-Executiva coordena ou participa de grupos técnicos intragovernamentais,  a fim de realizar e promover estudos e preparar propostas sobre matérias de competência da CAMEX, para serem submetidas ao Conselho de Ministros e ao Comitê Executivo de Gestão;

A título de exemplo, pode-se citar a participação da Secretaria Executiva nas seguintes negociações: