Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias da CAMEX > Seguro de Crédito à Exportação passa a oferecer cobertura de risco de fabricação
Início do conteúdo da página

Seguro de Crédito à Exportação passa a oferecer cobertura de risco de fabricação

 

Brasília, 4 de maio de 2018 – A aprovação de metodologia atuarial para precificação do risco de fabricação pelo Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), deliberada na última reunião ordinária (25/4), possibilita a oferta de um novo produto do Seguro de Crédito à Exportação (SCE), ao amparo do Fundo de Garantia à Exportação (FGE). A cobertura do risco de fabricação atende a uma crescente demanda por parte dos exportadores brasileiros, especialmente daqueles cujos produtos têm um ciclo de produção relativamente longo, iniciado a partir de encomendas dos clientes ou feitos sob medida. 

 

O risco de fabricação é a possibilidade de interrupção do cumprimento das obrigações definidas no contrato comercial, em razão de inadimplência contratual do importador ou em decorrência de default por razões políticas do país deste. A cobertura do risco abrange a perda incorrida pelo exportador em relação aos custos de produção e subsiste até o embarque dos bens ou prestação final dos serviços de exportação.

 

No modelo proposto, elaborado pela Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF), o prêmio do seguro é calculado a partir de quatro fatores: percentual do custo coberto, período de fabricação, risco-país do importador e escopo dos riscos cobertos (apenas riscos políticos ou riscos políticos e comerciais). Para mais informações, o exportador deve contatar a ABGF, por meio do site www.abgf.gov.br.

registrado em:
Fim do conteúdo da página