Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Outros assuntos > Ponto de Contato Nacional das Diretrizes da OCDE para as Empresas Multinacionais
Início do conteúdo da página
Ponto de Contato Nacional das Diretrizes da OCDE para as Empresas Multinacionais

Ponto de Contato Nacional das Diretrizes da OCDE para as Empresas Multinacionais

O Decreto nº 9.745, de 8 de abril de 2019, estabeleceu a estrutura do Ministério da Economia. O Ponto de Contato Nacional está agora vinculado à Subsecretaria de Investimentos Estrangeiros da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, conforme art. 85, inciso VII do Decreto supracitado.

O Brasil foi admitido em 1997 como participante no Comitê de Investimentos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e aderiu à Declaração sobre Investimento Estrangeiro, bem como às Diretrizes da OCDE para as Empresas Multinacionais (Diretrizes). As Diretrizes são recomendações dirigidas por governos a empresas que operam dentro ou a partir de países aderentes à Declaração de Investimentos. As Diretrizes são o único código multilateralmente aceito e abrangente de conduta empresarial responsável que os governos aderentes se comprometeram a promover.

As Diretrizes tratam de temas diversos, tais como transparência, direitos humanos, emprego e relações industriais, ciência e tecnologia, interesses do consumidor, meio ambiente, combate à corrupção, combate à solicitação de suborno e a extorsão, concorrência e tributação. Tal diversidade de temas as torna um importante instrumento para prevenir e mitigar impactos econômicos, sociais e ambientais adversos, resultantes das atividades de empresas multinacionais.

As Diretrizes têm por objetivo fortalecer a governança global e, especialmente, diminuir possíveis danos gerados pelas atividades empresariais. Fornecem princípios e padrões internacionalmente reconhecidos, porém não vinculantes, para a conduta empresarial responsável em um contexto global. O acompanhamento, promoção e implementação das Diretrizes são de responsabilidade do Comitê de Investimentos da OCDE e do Ponto de Contato Nacional.

O Ponto de Contato Nacional opera como um fórum central para questões relacionadas às Diretrizes, oferecendo mecanismos exclusivos de apoio, promoção e implementação das Diretrizes, devendo ser estabelecido pelos governos aderentes ao mecanismo. Seu objetivo principal é ajudar as empresas, grupos, associações, sindicatos, e demais partes interessadas a tomarem medidas adequadas à implementação das Diretrizes, além de fornecer uma plataforma de mediação para a resolução de questões relacionadas ao seu descumprimento por parte das empresas.

Para mais informações sobre o Ponto de Contato Nacional e as Diretrizes acesse www.camex.gov.br 

Fale com o PCN do Brasil pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Fim do conteúdo da página