Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Serviços
Início do conteúdo da página

Serviços

O setor de serviços é o de maior participação e dinamismo no Brasil. O setor de serviço respondeu, em 2017, por mais de 70% do PIB. Empregou aproximadamente 21,5 milhões de pessoas em 2017 (75,84% dos empregos formais), segundo o Ministério do Trabalho. 

No que se refere ao comércio exterior, os serviços tornaram-se centrais no novo paradigma do comércio internacional, sendo pauta fundamental. Em 2016, as exportações de serviços foram de US$ 33,3 bilhões (BACEN, 2017), montante que representou apenas 18,0 % do total das exportações de bens para o mesmo ano. Vale, no entanto, ressaltar que o valor adicionado dos serviços na agricultura e na indústria pode ultrapassar 70%; assim é possível dizer a balança comercial brasileira é composta majoritariamente por serviços.

Nesse sentido, foi criado o Grupo Técnico de Serviços (GT Serviços) com o objetivo de discutir e propor políticas públicas, mais especificamente de comércio exterior, para o setor de serviços. A ideia é abarcar questões internas de competividade que impactam as exportações e importações de serviços.

registrado em:
Fim do conteúdo da página